Cidades Amigas das Crianças

Um dos grandes presentes que recebi em 2017 foi o convite para colaborar com o site Brasileiras pelo Mundo, onde tive a oportunidade de conhecer várias colunistas e palestrar sobre o meu projeto no encontro anual que aconteceu em Londres.

Fruto desta parceria, recebi um novo convite para cooperar também com a plataforma colaborativa Brasileirinhos Pelo Mundo ou BPM Kids, idealizada e criada por Ann Moeller e formada por um time de colunistas brasileiras pelo mundo, mães e profissionais da área de Educação, Pedagogia e Psicologia com especialização em ensinar Português como língua de herança.

A minha primeira contribuição para o site foi escrever sobre as Cidades Amigas das Crianças, um programa lançado em 1996 pela UNICEF (principal organização mundial que tem como missão defender e proteger os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes) a fim de tornar as cidades habitadas para todos.

Neste texto, eu compartilho minhas experiências no Encontro Internacional sobre o tema em Lisboa/Portugal e minhas vivências na Suécia – um dos primeiros países a aderir ao programa.

Aqui é possível assistir ao vídeo com a minha participação no evento.

Em novembro, após enviar o texto para o BPM Kids, visitei a cidade de Freiburg na Alemanha: um grande exemplo de cidade amiga da criança, onde tive a preciosa oportunidade de passar uma tarde com a responsável pela delegação brasileira que esteve lá em setembro numa missão técnica organizada pelo programa Criança e Natureza do Alana.

Uma das minhas metas para este ano é continuar explorando o tema e retornar a Portugal para participar do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontecerá na cidade de Cascais no final do segundo semestre.

Uma cidade amiga das crianças é uma cidade amiga de todos!