Natal na Suíça

É difícil expressar em palavras a primeira experiência de um Natal longe de casa. Neste post e vídeo, eu compartilho um pouco dos meus sentimentos.

A Suíça me acolheu com sua natureza exuberante, tranquilidade e paz. Ensinou-me que a verdadeira casa é onde o coração está e que é possível celebrar esta data tão especial em comunhão com representantes de diferentes nações.

Assim como na América, o clima natalino começa no início de dezembro com a decoração da casa. A neve e os enfeites, em sua grande maioria preparados com recursos naturais, trazem muita originalidade e beleza.

 

  

Como não teríamos a presença de todos os integrantes da comunidade Schweibenalp na noite de Natal, tivemos uma primeira celebração no dia 18/12.

A minha felicidade transbordava com tanta novidade. Teve boneco de neve, decoração em equipe, reconhecimento do trabalho de cada membro e voluntário. Teve violão havaiano e tradicional, coral e piano. Teve esperança por um mundo sem bordas e guerras nas canções, poema em alemão, caça ao tesouro e chocolates. Mas a doçura estava nos olhares, nos sorrisos e abraços entre representantes de diversos países. Teve amor e cooperação, alegria e união, e muita gratidão por ter escolhido o lugar certo para estar nesta época do ano.

 

 

 

A grande festa

A véspera de Natal começou com um círculo matutino para apresentação da comunidade, voluntários, visitantes e anúncio da programação. Cantamos várias canções juntos para já criar um ambiente familiar.

Na oportunidade, fomos convidados a contribuir com a decoração da árvore (que é natural e preparada somente no dia 24), deixar um presente simbólico para ser distribuído à noite e apoiar na peça teatral sobre o nascimento de Jesus.

Minha contribuição para a decoração da árvore: meu anjo da guarda que me acompanha durante toda a viagem (presente dos meus irmãos de coração Fábio e Sandra)

 

Programação completa da festa:

A magia da árvore natural repleta de velas:

 

 

 

Preparação dos espaços:

 

Após o almoço, recebi um convite muito especial: atuar como Maria na peça sobre o nascimento de Jesus.

No ensaio, chorei de muita emoção e gratidão. Há dez anos eu venho passando por um processo de cura pela perda de um bebê com três meses de gestação e, há poucos dias antes do Natal, tive duas sessões profundamente libertadoras para tratar este tema aqui na comunidade. Foi um presente divino o papel de Maria. 🙂

Registros do ensaio:

 

 

Infelizmente, não tenho fotos da linda, emocionante e divertida apresentação. Mas a experiência de celebrar o verdadeiro sentido do Natal está registrada naquela caixinha especial da memória.

Antes da nossa atuação noturna, tivemos um dos momentos mais importantes do dia. Às 17h, saímos para alimentar os animais na floresta e agradecer a abundância da Natureza. A neve, as árvores, o canto dos pássaros, a luz da lua, estrelas, lanternas e velas, o fogo, o círculo com canções e histórias natalinas, a energia da comunidade e da Natureza foram os protagonistas desta inesquecível atividade.

 

 

O jantar:

Tive o prazer de estar escalada na cozinha e ajudar na preparação dos quitutes para a ceia (que é muito diferente da que temos no Brasil).

 

 

 

Após o jantar, nos reunimos no salão principal para representar o nascimento de Jesus, entoar muitas canções natalinas em alemão, receber os presentes distribuídos pelo membro mais novo do grupo e tirar uma carta anjo.

Meu presente foi feito com a energia e o poder de cura de uma árvore local, acompanhado de uma carta em alemão explicando o significado. A minha carta anjo foi ALEGRIA.

A celebração foi encerrada às 23h com chás e cookies.

***

O dia 25 iniciou às 09h30 com agradecimentos e ofertas na cerimônia do fogo e um delicioso brunch.

 

 

 

 

A festa continuou à tarde com canções natalinas e, à noite, com muita música e dança no templo.

Encerrei a minha noite de Natal apreciando o magnífico céu dos Alpes Suíços, conectando-me à minha família no Brasil e amigos espalhados pelo mundo, e agradecendo imensamente a Deus pelas novas experiências e pelo dom da VIDA!