Oito meses, onze países e incontáveis experiências

Faz quase um mês que não escrevo por aqui. Tem sido tudo tão intenso que me falta tempo para compartilhar em detalhes as minhas experiências.

Após a Croácia, voei pela Hungria, Áustria e Alemanha e, hoje, completando oito meses de viagem, pousei no último país do ano: Suíça, onde fico para o Natal e o Ano Novo e permaneço até o início de janeiro como voluntária em uma centro de unidade dos alpes suíços.

Minhas experiências nestes três últimos países foram muito profundas, especialmente com as novas relações de amizade. Todo apoio, carinho, amor e afeto que recebi acalentaram meus dias frios de temperaturas negativas. Tantos aprendizados e conexões!

Em cada país, tive a chance de me hospedar na casa de locais e encontrar brasileiras que tornaram a minha passagem mais rica em informações e oportunidades.

O que mais me impressiona positivamente durante o caminho é o interesse das pessoas em ajudar e cooperar de alguma forma com o meu projeto. É algo espontâneo, natural e orgânico. Elas intermediam o meu acesso às escolas, recomendam e facilitam visitas a diferentes projetos, me conectam com a rede local, me convidam para visitar suas casas e preparam os melhores pratos, me inserem nos eventos familiares e regionais (até festa de aniversário de criança já participei!), me apresentam os seus lugares preferidos e amigos, me dão carona e, acima de tudo, me oferecem o que têm de mais precioso: o tempo. Sou imensamente grata!

Em paralelo, também tenho tido muitas conexões frutos de novas parcerias no Brasil.

Agora, baseada no mesmo lugar pelos próximos dois meses, espero conseguir compartilhar, aos poucos, meus principais aprendizados nesta região da Europa. Seguimos juntos!