Educação inovadora no mundo

Durante a minha passagem pela Green School em Bali, na Indonésia, fui apresentada à organização finlandesa sem fins lucrativos HundrED, que busca e compartilha 100 inovações inspiradoras na Educação por ano em todo o mundo.

Interessei-me tanto pelo projeto que fui ao primeiro evento promovido pela organização fora da Finlândia: o HundrED Spotlight Victoria, em Melbourne na Austrália, onde 10 das inovações mais inspiradoras da região foram anunciadas.

 

Nesta semana, de 7 a 9 de novembro, está acontecendo o evento anual em Helsinki onde as 100 Inovações Inspiradoras de 2019 acabaram de ser anunciadas. Por questões de logística, não pude comparecer à capital finlandesa, mas tenho acompanhado a transmissão ao vivo pelo site.

Segundo a equipe de pesquisadores da HundrED, a lista deste ano procurou cobrir todas as áreas da educação e destaca como diferentes países e áreas estão se concentrando na diversidade de temas dentro da educação.

O processo de seleção revelou que:

– a Austrália e a Nova Zelândia estão liderando o caminho em inovações baseadas na natureza e no bem-estar;

a Escandinávia tende a se concentrar em inovações que apoiam a equidade;

a América Latina encontrou uma maneira de adicionar inovações extraescolares que complementam o que os regimes governamentais rígidos não permitem ou oferecem no ensino regular;

A África está deixando de se concentrar em levar todas as crianças à escola para garantir que a educação que elas recebam seja de alta qualidade e melhorando a formação dos professores para facilitar esse processo;

Os EUA estão liderando o aprendizado autônomo, personalizado e baseado em projetos. Mas essa inovação infelizmente ainda não é encontrada em todos os estados americanos. Juntamente com o Quénia, os EUA também estão liderando o caminho da inovação popular, com professores tomando a iniciativa de mudar a educação de base.

Na minha atual jornada e pesquisa sobre Educação e Sustentabilidade pelo mundo, onde, até o momento, tive a oportunidade de conhecer e vivenciar mais de 50 projetos na Europa, Ásia e Oceania, também identifiquei inovações similares em diferentes países. Pude encontrar um pouco de cada tema por onde passei e compartilho abaixo alguns dos meus textos sobre essas experiências:

Escolas inovadoras na Dinamarca
Aprendi brincando na Suécia
Escolas inovadoras em Portugal
Escolas inovadoras na Galícia-Espanha
Mindfulness na Green School Bali
Escola dos Sonhos na Bulgária
Homeschooling na República Tcheca
Outono na Hungria
Experiências na Croácia

Adicionalmente, visitei projetos incríveis em outros países como Alemanha, Holanda, Áustria, Rússia, Turquia, Malásia e Austrália. No entanto, ainda não tive tempo para compartilhar por escrito.

Treinamento Escola na Floresta – Green School Bali

De acordo com a seleção feita pela HundrED, três projetos ganharam destaque no mundo nos últimos dois anos: o Pi-Top (Inglaterra), o Kahoot! (Noruega) e o Big Picture Learning (EUA), este último com a capacidade fenomenal de criar novas escolas ao redor do mundo de maneira experimental, com materiais que facilitam o desenvolvimento de uma educação centrada em cada criança.

Os projetos inovadores estreantes na lista de 2019 que os pesquisadores da HundrED consideram particularmente notáveis ​​são: o Talking Tree Hill (Nova Zelândia), onde as crianças passam um dia da semana letiva se reconectando à natureza e a si mesmas por meio da inovação, imaginação e criatividade; e o Challenge 59 (Reino Unido), que capacita as crianças e seus professores a se envolverem ativamente com questões de saúde e bem-estar em suas comunidades, através da dança e do cinema.

A equipe finlandesa complementa que cada inovação que chegou à atual lista trouxe contribuições impactantes para as vidas das crianças em todo o mundo e, juntas, as 100 inovações ilustram o incrível trabalho que está sendo realizado no campo da educação, inspirando indivíduos, organizações e comunidades. “A lista mostra como o futuro da educação está caminhando para um modelo holístico baseado em facilitadores, que se concentra no bem-estar, habilidades sociais e equidade de gênero de uma maneira realmente significativa” explica Jessica Spencer-Keyse, líder da equipe de Pesquisa Global.

Os 100 projetos inovadores na área de Educação para o ano de 2019 estão disponíveis aqui em inglês.

Infelizmente, o Brasil não aparece na lista. Em uma conversa com o diretor de operações da HundrED no evento em Melbourne, questionei o motivo (considerando que temos numerosas inovações na área educacional acontecendo em todas as regiões do país). Ele me respondeu que tem conhecimento do potencial da Educação na América do Sul e sua intenção é promover um evento similar no Brasil destacando os dez projetos mais inovadores.

Recomendei alguns que eu, particularmente, gostaria de ver nessa lista:

Cidade Escola Ayni em Guaporé/RS
Escola Gaia em Brasília/DF
Projeto Âncora em Cotia/SP
Escola Inkiri na Península de Maraú/BA
Projeto GENTE no Rio de Janeiro/RJ

Além desses, há dezenas de projetos brasileiros inovadores e inspiradores que já foram mapeados através dos canais a seguir:

Escolas Transformadoras
Janelas de Inovação
Caindo no Brasil
Criança e Natureza

É notório que há um lindo movimento mundial de transformação com muitos sistemas educacionais diferentes buscando implementar uma educação personalizada, centrada no aprendiz, com visão holística.

Não podemos transformar a educação tradicional lutando contra a realidade existente. Para mudar algo, precisamos construir algo novo tornando o modelo existente obsoleto. O inédito somos nós que fazemos! Seguimos juntos em benefício da Educação e da Sustentabilidade.

Caso tenha algum projeto inovador para indicar, compartilhe abaixo nos comentários.