Começando a sair do casulo após os lutos

Olá! Espero que você (que me segue por aqui), sua família e amigos estejam com saúde e em paz diante dessa crise que ainda se prolonga, pelo menos aqui no Brasil.

Faz três meses e meio que retornei ao Rio e, quando compartilhei os detalhes da minha repatriação, não fazia ideia do que estava por vir.

A vida é isso, né? Sempre nos surpreendendo. Negativa ou positivamente.

Dois dias depois de ter escrito meu último longo texto aqui no blog, fui surpreendida com a notícia da morte do meu ex-marido. Ele era policial e faleceu de COVID-19.

Eu ainda estava isolada, sozinha na casa dos meus tios, cumprindo a quarentena voluntária e aguardando o décimo quinto dia chegar para finalmente poder abraçar minha família (após mais de três anos distante).

Definitivamente não estava preparada para essas rasteiras que a vida nos dá quando a morte bate na porta. Acho que nunca estamos.

Já estava no casulo sofrendo com a pausa inesperada do meu projeto, vivendo um outro tipo de luto.

No entanto, a morte do meu primeiro amor, que viveu intimamente comigo por mais de um terço da minha vida, me levou para um lugar mais sombrio ainda.

Espero que entendam os motivos do meu afastamento de todas as redes sociais: meus dois lutos.

Toda essas emoções trouxeram-me uma crise de labirintite que já estou tratando com ajuda médica. 

A boa notícia é que sou resiliente e decidi começar a sair do casulo, devagarinho, com o apoio da rede iluminada que faço parte (e cresce a cada dia).

Vou listar algumas parcerias importantes em andamento:

Criei até uma conta no Instagram (@vanessa.otenorio) para participar desta live. Mas devo confessar que não pretendo voltar às redes sociais ainda. De qualquer forma, fica o convite para você me dar um oi mais tarde. 🙂

Em paralelo, continuo trabalhando remotamente como voluntária em dois projetos:

  • Finlândia: HundrED – ajudando a selecionar a coleção global anual que destaca 100 das mais brilhantes inovações na educação em todo o mundo.
  • Moçambique: EAGLE (Empowering Adolescent Girls to Learn and Earn) – projeto que visa capacitar e empoderar 3000 meninas e jovens mulheres vulneráveis entre 15-19 anos que estão fora da escola, principalmente mães precoces e/ou órfãs, com alguma deficiência e/ou soropositivas.

Felizmente, como você pode ver, estou passando para uma fase diferente da resposta inicial aos lutos. 

Uma fase para respirar, ouvir e entrar em profunda ressonância com as possibilidades criativas que surgem, abrindo espaço para refletir e sintonizar com o futuro que quero cocriar.

Estamos em um momento de grande transformação.

“A entrada de luz está acelerando a necessidade de fortalecer nossa imunidade espiritual e se tornar uma força positiva de mudança para ajudar todo o nosso corpo planetário a se curar. Cada um de nós é chamado a avançar para uma maior auto-responsabilidade e infundir os campos de energia pré-existentes com nossa luz espiritual para criar novas configurações.” Findhorn Foundation Newsletter May 2020

Agradeço, mais uma vez, a tod@s que me oferecem sua energia, amor e apoio de diferentes formas.

Seguimos conectad@s, mesmo à distância e ausente das redes sociais! 🙂 

Até breve!