Educação é amor, afeto! E por acreditar que a educação é a nossa maior esperança para mitigar as múltiplas crises que estamos vivendo, tenho me dedicado integralmente à busca de práticas inovadoras pelos cinco continentes.

Na Europa desde março/2017, estou visitando e colaborando com projetos que têm como missão promover o desenvolvimento integral do ser, através de novas construções de aprendizagem.

Conhecendo diversos espaços educativos que desenvolvem projetos COM as crianças e não PARA as crianças, onde os educadores atuam de forma afetiva e amorosa, respeitando a individualidade de cada um e estimulando o processo de autoconhecimento. Novas formas de educação onde as crianças podem ser crianças, fazer suas escolhas, aprender brincando, com prazer, com simplicidade, com conexão, harmonia e equilíbrio com a natureza. Pedagogias voltadas para a evolução pessoal e social que felizmente também estão sendo desenvolvidas no Brasil.

Os ambientes são pensados para promover a liberdade, estimular a imaginação e a criatividade, a curiosidade, o corpo e o espírito de forma orgânica, respeitando o tempo e o interesse de cada criança. A autonomia é incentivada desde bebê gerando independência, cooperação e solidariedade na prática.

Compartilho os projetos educacionais que vivenciei por ordem de país e data de visita:

Clique nas bandeiras para acessar os destaques.

PORTUGAL

ESPANHA

SUÉCIA

DINAMARCA

Participações em eventos: