Uma pausa necessária

Faz mais de um mês que não compartilho experiências aqui no blog. Apesar de amar escrever, é impossível registrar tudo que vivo. É tudo tão plural e intenso.

Pluralidade e intensidade que me fizeram desacelerar e tirar férias da viagem.

Foi um pouco mais de um mês em Sydney vivendo a rotina de ir à feira e ao supermercado, cozinhar, tomar sorvete observando o movimento local da janela, relaxar no sofá e assistir à sessão da tarde comendo pipoca, apreciar a chuva e o anoitecer sem nenhuma pressa ou expectativa de sair. Acordar e dormir quando quiser, tomar um café da manhã bem demorado, falar sozinha olhando no espelho, usar o banheiro com a porta aberta, tomar banho ao som da música preferida e sair cantando e dançando pela casa sem se vestir.

Sim, eu estava sentindo falta de tudo isso. Rotina, individualidade, privacidade.

Afinal, só em 2018 foram 95 lugares, 55 cidades, 13 países. 48.534 km percorridos (distância equivalente a 1,2 viagens ao redor do mundo segundo o Google Maps). 303 horas caminhando 599 km; 24 horas pedalando 121 km; e 676 horas dentro de um veículo terrestre percorrendo 14.028 km. Não pensem que sou louca ao ponto de calcular tudo isso. Apenas recebi este resumo anual do Google validando que eu precisava mesmo de uma pausa para recuperar o fôlego, recarregar as energias, refletir sobre o caminho e reconectar-me com o meu propósito e essência.

E neste exercício de reconexão, percebi que não estava dando atenção a todas as áreas da minha vida e simplesmente me permiti ser plena. SER!

Ausentei-me das redes sociais e me conectei completamente comigo e com a realidade de Sydney. Quando retornei por um breve período, o mundo virtual estava azul e rosa e eu não entendi o motivo. Até que uma rápida pesquisa me lembrou que o Brasil havia retrocedido significativamente com o atual governo e meu coração apertou de tristeza. Optei por não sofrer e simplesmente enviei energia positiva para a pátria amada.

Foquei nos meus próximos passos e trabalhei para fechar novas parcerias na área de Educação, tema central deste meu novo ano após dias de reflexão. O resultado foi incrível e acima de qualquer expectativa! Minha agenda está fechada até o final de setembro com projetos inspiradores e muito desafiadores. E, desta vez, sem me movimentar tanto.

A primeira grande conquista de 2019 foi ser Embaixadora da HundrED, organização finlandesa sem fins lucrativos que busca e compartilha gratuitamente inovações na área educacional.

A segunda eu anuncio com muita alegria e gratidão: assinei o meu primeiro contrato de longo prazo (seis meses) onde fui convidada para compor o time que tem o desafio de elaborar o currículo sustentável da primeira Escola Verde do Vietnã: Genesis School Hanoi. Iniciarei no dia do meu aniversário. O presente antecipado foi fruto do trabalho desenvolvido na Green School Bali.

Antes, embarco para a Nova Zelândia onde ficarei do dia 02 de fevereiro a 30 de março atuando como voluntária na OXFAM – organização mundial que mobiliza as pessoas contra a pobreza e a injustiça; e em uma escola na floresta, Talking Tree Hill, considerada como um dos projetos educacionais mais inovadores pelos pesquisadores da HundrED.

Em paralelo, estou em contato com uma equipe sensacional da Tailândia dando os primeiros passos para o desenvolvimento de um novo projeto também na área da Educação.

Enquanto os novos desafios não começam, escrevo este texto do topo das montanhas de Victoria, ainda de férias na Austrália. Relaxo em uma confortável residência nomeada Paraíso, ao canto dos pássaros e ao som ambiente de excelente música clássica, com um pôr do sol dourado espetacular que ressalta a dança das árvores centenárias da região e a vista compacta da cidade de Melbourne. Meu anfitrião (alemão naturalizado australiano e morador mais sênior da comunidade mais antiga da Austrália) joga xadrez com o amigo escocês. Vai ter chá e bolo quando eles finalizarem a partida.

Sigo na valsa, sem pressa, livre, leve e plena celebrando o feliz e produtivo início de 2019!

+ Leia também: Meus textos publicados mensalmente no site Brasileiras pelo Mundo