10 Projetos Educacionais destaques em Sustentabilidade no mundo

No final de novembro, retornarei à Green School Bali para ser uma das facilitadoras do próximo International Green Educator Course, um dos projetos educacionais destaques em sustentabilidade no mundo que, durante a minha passagem pela escola em setembro, pude apoiar no desenvolvimento do programa.

Como mencionado no artigo de minha autoria Educação inovadora no mundo, foi através da Green School que conheci a HundrED – organização finlandesa sem fins lucrativos que busca e compartilha inovações inspiradoras na educação, cujo objetivo é conectar todos os precursores da educação global e inspirar um movimento de base pelo mundo, incentivando inovações ambiciosas e de qualidade, pedagogicamente sólidas.

As seleções são baseadas em três critérios: capacidade de inovação, impacto e escalabilidade.

No relatório Spotlight on Sustainability de outubro/2018, a pesquisadora e autora Natalie Day anuncia as 10 inovações selecionadas para o primeiro destaque temático da HundrED: Sustentabilidade na Educação, um projeto em parceria com a escola MUSE, na Califórnia, onde é possível encontrar insights sobre a história da sustentabilidade na educação e seu papel no mundo atual.

Segundo a autora, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável é reconhecida internacionalmente como uma estratégia de educação fundamental para preparar os cidadãos a conhecerem as questões de sustentabilidade e a desenvolverem habilidades e motivação para aplicarem esse conhecimento às suas próprias ações nos níveis local, regional, nacional e global.

Mas como podemos educar os alunos para que sejam capazes de fazer mudanças significativas, através de suas ações, ​​em direção a uma vida sustentável?

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos convida a desenvolver respostas holísticas e integradas aos muitos desafios sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos. Isso significa ir além das fronteiras tradicionais e criar parcerias efetivas e intersetoriais.

Para chegar aos 10 Projetos Educacionais destaques em Sustentabilidade no mundo, a equipe de pesquisadores da HundrED usou os canais formais (acadêmicos) e não-formais (mídias sociais, mídia tradicional e conexões profissionais).

  • 62 inovações foram pré-selecionadas
  • 20 inovações foram selecionadas para entrevista

As 20 inovações foram avaliadas por um conselho consultivo, composto por seis especialistas na área, de acordo com sua capacidade de inovação, impacto e escalabilidade e os 10 projetos destacados foram:

1) Global Children’s Designathon & School Program (Amsterdam, Holanda)

Onde as crianças desenham melhores futuros usando novas tecnologias.

2) Eco-School (Global, presente em 67 países)

Maior programa global de escolas sustentáveis do mundo.

3) Engineering Brightness (Colorado, EUA)

Torna o mundo mais brilhante através de lanternas projetadas com energia solar e 3D.

4) Go! Global | ESD Expert Net (Berlim, Alemanha)

Um programa de intercâmbio virtual de ação sustentável.

5) Green Hope Foundation (Toronto, Canadá)

Mais de 1000 guerreiros ecológicos da Green Hope estão fazendo a diferença no Canadá, EUA, Emirados Árabes, Omã, Índia, Nepal e outras regiões.

6) Green School (Bali, Indonésia)

Inspira e apoia uma geração de futuros ambientalistas.

7) Kids Can! Innovation Camp (Manila, Filipinas)

Capacita crianças globais para ajudarem a resolver problemas globais, uma ideia por vez.

8) Lebanon Organisation for Green Schools – LOGS (Beirute, Líbano)

Realizar mudanças através da educação é a melhor maneira de fazer a diferença.

9) Project Everyone: World’s Largest Lesson (Reino Unido)

Envolve as crianças com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

10) Yes to Taste, No to Waste – Small Change Big Difference (Londres, Reino Unido)

Aprendizagem experiencial sobre o tema do desperdício de alimentos, e alimentos saudáveis e sustentáveis.

O mapa abaixo evidencia que, segundo a pesquisa realizada pela organização finlandesa, a maioria das inovações sustentáveis na área da educação está concentrada no hemisfério norte. Mas será mesmo que esse mapa retrata à realidade global?

Fonte: HundrED

Aprecio as provocações do Mestre José Pacheco quando ele questiona se o futuro da educação está realmente no norte. Afinal, há muitos exemplos de projetos inovadores no hemisfério sul que também devem ser reconhecidos e valorizados. Sinto muita falta desses projetos nessa lista.