Mensagem do filme Woman – Mulher

Estrelando mais de 2000 mulheres, filmadas em 53 países com mais de 6.000 horas de gravação, o filme Woman – Mulher, que promete se tornar um dos mais reveladores de 2020, foi lançado mundialmente no dia 4 de março.

Duas horas e cem testemunhos resumem o trabalho realizado pela jornalista ucraniana Anastasia Mikova e pelo fotógrafo e cineasta francês Yann Arthus-Bertrand, famoso por seus filmes Home, Human e suas fotografias aéreas do planeta Terra. 

Eu ainda não assisti porque não há cinemas onde estou baseada, mas a jornalista María Fernández de Córdova da revista espanhola Telva resume que “Woman é uma colagem de histórias de coragem, injustiça, superação e amor, uma jornada sem precedentes ao coração de duas mil mulheres entrevistadas, uma caminhada sem precedentes entre o paraíso e o inferno. E – eu aviso aos navegantes – quem vê sofre um verdadeiro tsunami emocional.”

Em entrevista concedida para a María Fernández da revistaTelva, edição impressa antes do lançamento do filme, a codiretora Anastasia Mikova compartilha a historia que mais a comoveu durante as gravações:

Foi em uma conferência que reúne algumas das mulheres mais influentes do planeta, o Fórum da Mulher, onde Anastasia conheceu Norma.

“Lembro-me de como ela entrou no estúdio: vestida de branco, bonita, esbanjando segurança. Muitas pessoas gostariam de ser como ela. Mas não, sua história nos surpreenderia. Norma nos disse que, quando criança, morava no México, sua família confiou-lhe aos cuidados do avô cego que se aproveitou da ocasião para abusá-la sexualmente. Quando adolescente, recebeu a oferta de um contrato para se tornar modelo no Japão e não duvidou. A oportunidade acabou sendo uma armadilha e ela foi pega por uma rede de prostituição que a explorou sexualmente por anos. Finalmente conseguiu emigrar para o Canadá, onde se casou. E, quando parecia que sua vida estava começando a fazer sentido, seu filho foi diagnosticado com a mesma doença degenerativa ocular do seu avô e começou a ficar cego. Ela começou a beber. Uma noite, enquanto procurava a garrafa, disse a si mesma: “Você não está sozinha, agora você tem um filho para cuidar. Você não pode fazer isso”. Calçou os tênis e saiu correndo. Hoje, Norma é uma das melhores maratonistas do mundo, recorde do Guinness por ter feito o maior triatlo da história.”

A escuridão é poderosa. Dom e maldição são capazes de nos conectar com nossos fantasmas, mas também nos mostrar um caminho para a saída.

“70% DAS HISTÓRIAS DE WOMAN – MULHER FALAM SOBRE ASSÉDIO SEXUAL E VIOLÊNCIA”

Falamos demais sobre violência sexual? María Fernández questiona Anastacia.

70% das histórias de mulheres que ouvimos durante as filmagens foram sobre assédio sexual e violência. Afirma-se que uma em cada três mulheres no planeta sofreu um episódio de violência durante sua vida. Eu verifiquei isso. Vi executivas de empresas compartilharem as mesmas experiências que as moradoras de vilas remotas da Índia. Então, para aqueles que dizem que falamos muito sobre esse tópico, eu diria que ainda não fazemos o suficiente. Não esqueço o que Norma me disse: “Escalei montanhas, atravessei desertos e tenho o recorde do Guinness para o triatlo mais longo do mundo”, diz Norma nos primeiros minutos do filme, “mas a coisa mais corajosa que fiz na minha vida foi ficar na frente de uma platéia e dizer que sou uma sobrevivente da violência sexual e do tráfico de pessoas. Duvidei, mas consegui. Fiquei aterrorizada, mas fiz porque agora sei que é o silêncio que possibilita a continuação da violência “.

María Fernández: Sua visão sobre a mulher mudou?

Anastacia: Absolutamente. Eu nunca imaginei o quão resistente e forte ela pode ser. Uma fortaleza que vai além do compreensível. Como uma delas disse: “Nós a carregamos em nosso DNA”. A vida nos preparou com antecedência para superar os obstáculos que íamos encontrar.

Fonte: Filme Woman – Mulher

“TIVE UM FORTE SENTIMENTO DE FRATERNIDADE COM TODAS AS MULHERES QUE ENTREVISTEI. SÃO AS EMOÇÕES QUE NOS CONECTAM”.

María Fernández: O que você sonha quando sonha com o filme Woman – Mulher?

Anastacia: Sonho com uma sociedade em que o gênero não a impeça de alcançar nada; sonho que Woman – Mulher contribua para o mundo valorizando a resiliência e a força das mulheres; sonho que os homens deixem de ter medo e as compreendam melhor.

“SONHO QUE TODAS AS MULHERES POSSAM COMEMORAR O FATO DE SEREM.”

Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher
Fonte: Filme Woman – Mulher

Aho! Sou afortunada por poder comemorar o fato de ser quem eu sou. Vou estar ao vivo daqui a pouco, no Facebook, com a Farah Serra (idealizadora da Coletânea Reedificações – Mulheres Brasileiras que se reinventaram pelo mundo – eu sou uma delas!) compartilhando a minha historia de reinvenção e resiliência.

***

E para quem acompanhou o meu último texto no Dia Internacional das Mulheres (três ações para apoiar mulheres e meninas) e enviou energia positiva para o projeto da África, informo que acabei de receber a confirmação para Moçambique, com início previsto para o final de julho.

Honro, celebro e agradeço mais esta rica oportunidade de aprendizado através do voluntariado, educação para sustentabilidade e ativismo social. Gratidão pelo apoio! Seguimos em comunidade.