Nijmegen – Rota Verde Pedalando

Acordei inspirada!

Claro! Depois de ser nutrida com música e poesia produzida pela dupla Reverb, impossível não acordar cheia de sonhos, fé e esperança.

E por falar em inspiração, que tal nos inspirarmos em projetos sustentáveis em andamento pelo mundo?

Vou continuar compartilhando sobre Nijmegen – eleita a Capital Verde da Europa em 2018, cidade holandesa que visitei sem planejamento nas últimas semanas de maio. Se você tem interesse no tema sustentabilidade e ainda não leu o texto que escrevi sobre as iniciativas que vi caminhando pela rota verde, dê uma espiada aqui antes.

Não é novidade que a Holanda é um país de ciclistas. Para saber como essa boa fama começou, a equipe do jornal Nexo fez uma matéria bem completa e interessante que eu recomendo: Como a Holanda se tornou um país de ciclistas.

É um resumo de alguns tópicos abordados no livro Cycling Cities: The European Experience (cujo exemplar eu ganhei de presente quando visitei o Centro de Visitantes de Nijmegen). A biblioteca da escola sustentável que sonho co-criar está ficando riquíssima com essas preciosidades! Gratidão, Universo!

As cidades de ciclismo fazem a diferença desde o início do século XX e são para todos os interessados em mobilidade urbana sustentável (e uma excelente alternativa para a chacoalhada que os caminhoneiros provocaram recentemente no Brasil, mostrando como somos uma população dependente dos combustíveis fósseis).

Nijmegen é uma dessas cidades e te incentiva a explorar suas iniciativas verdes pedalando.

São duas rotas disponibilizadas: 20 km e 40 km (sempre utilizando ciclovias). Eu fiz a rota mais longa e destaco abaixo os principais pontos sustentáveis que visitei:

Centro de Bicicletas Holandês

Situado no complexo Honig (espaço integrado por diferentes empreendedores criativos envolvidos na economia sustentável e circular), é o ponto central para entusiastas do ciclismo na região de Arnhem-Nijmegen.

É como um Shopping Center só para ciclistas. Tem de tudo: itens usados e novos, os mais variados tipos de bicicletas (inclusive adaptadas, para quem tem mobilidade reduzida), oficina, sanitários e até um bar decorado com acessórios e peças antigas do ciclismo.

Parque Eólico Nijmegen-Betuwe

Fonte: WindpowerNijmegen

Um país aberto, com poucos edifícios e um vento forte vindo do sul ou do sudoeste: um lugar ideal para moinhos de vento! As quatro fábricas comissionadas e instaladas pela cooperativa WindpowerNijmegen, criada pelos cidadãos em 2013, estão a todo vapor para contribuir com o objetivo sustentável de se tornar uma cidade neutra em energia em 2045. Formalmente, os moinhos de vento são também propriedade dos 1.013 cidadãos que fazem parte da cooperativa que já atraiu o apoio de 300 doadores.

As turbinas eólicas Lagerwey L100 geram eletricidade suficiente para 7.100 residências e eles esperam expandir o parque eólico com uma quinta turbina, podendo então fornecer energia sustentável para cerca de 8.900 residências.

O Delta Verde

Fonte: Centrale Gelderland

Desde 1936, o local na junção do canal Waal e Maas-Waal tem sido usado para a produção de eletricidade em grande escala. A central ‘Gelderland 13’ foi fechada no final de 2015, após quase 35 anos de serviço na rede nacional de alta tensão. Esse fechamento é o resultado do Acordo de Energia Sustentável, que incluiu o fechamento de cinco usinas holandesas a carvão dos anos 80. Com o fechamento da antiga usina, o local está sendo redesenhado de forma sustentável. A ideia é combinar novas formas de produção de energia inteligente ampliando o parque solar com cerca de 10 mil painéis no total e novos moinhos de vento.

ARN Processamento de Resíduos

A ARN é uma empresa inovadora e sustentável que transforma resíduos em energia, fertilizantes e outros materiais reutilizáveis (um dos incineradores mais limpos da Europa). O gás de combustão liberado durante o processamento de resíduos é filtrado. A planta possui uma instalação de fermentação com a qual a empresa processa de forma sustentável todo o lixo orgânico que foi coletado na região: 40 mil toneladas de resíduos por ano! Todo este montante é convertido em gás verde, CO2 líquido para horticultura e composto certificado. O gás verde, por exemplo, é usado pela empresa de transporte público Hermes abastecendo 215 ônibus na região de Arnhem-Nijmegen. Alguns veículos utilizados para coletar o lixo também usam o gás verde.

Energia Neutra Mosteiro Aqua Viva Brakkenstein

Fonte: SolarEis

É o primeiro complexo de apartamentos na Holanda equipado com SolarEis, um sistema de aquecimento e arrefecimento totalmente autônomo e amigo do ambiente que faz uso de fontes de energia naturais disponíveis, como o sol, ar, terra, água e gelo. O sistema utiliza coletores de ar e sol, reservatórios de águas pluviais e cristalização (esta última nunca aplicada em tal escala antes). 

Campus Universitário Heyendaal

Do vigésimo andar do edifício Erasmus, é possível entender porque Nijmegen foi eleita a capital verde da Europa em 2018. Do alto, com uma vista panorâmica da cidade, os numerosos parques, telhados verdes e bacias de retenção para a água da chuva são destaques. Na faixa mediana do Heyendaalseweg, um oásis de flores foi criado para facilitar a preservação de abelhas e borboletas.

***

Que iniciativas como estas possam inspirar novas cidades verdes pelo mundo!

2 thoughts on “Nijmegen – Rota Verde Pedalando

  1. Gláucia França

    Olá Vanessa! Sempre trazendo boas novas! Meus primos se mudaram para a Holanda e adoram. Seu texto me ajudou a entender melhor tudo o que eles me contam com tanto entusiasmo. Gratidão e boa viagem! <3

    • Vanessa Tenório

      Fico feliz em contribuir para o seu melhor entendimento, Gláucia. Gratidão pela mensagem de apoio. Um forte abraço. <3

Comments are closed.